segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Cantor nordestino/Dorival Caymmi

                                 
     Dorival Caymmi,nasceu em 1914 na Bahia e morreu em 2008 aos 94 anos.É um dos maiores e mais lembrados músicos Brasileiros da hístoria,influenciando gerações da música,e tendo descendentes que também fizeram sucesso na música,como Nana Caymmi.



      Compôs inspirado nos hábitos e costumes do povo Bahiano.Ainda criança iniciou sua atividade como músico,ao ouvir parentes tocando piano. Cantava apenas no lar. Ouvindo o fonógrafo e depois a vitrola, cresceu sua vontade de compor,ainda menino cantava no couro da igreja.


Interrompe os estudos,mas só em 1930 grava sua primeira música : ‘’No Sertão’’,e aos 20 anos  estreou como cantor e violinista na rádio clube da Bahia.Em 1935 passa a apresentar o musical : ‘’Caymmi e suas canções praieiras, e com 22 anos ganha  o concurso de músicas do carnaval.em 1938 viajou ao Rio de Janeiro,aonde realizou trabalhos na imprensa,aonde realizava um curso preparatório de Direito,mas sem parar de compor e cantar.Ainda no mesmo ano estreou no rádio,mais precisamente na rádio Tupi,,neste progama interpretou ‘’Oque é que a Bahiana tem’’,fazendo com que Carmem mirando tivesse uma carreira no exterior,sendo seu primeiro sucesso e influenciando a cultura popular Brasileira,suas músicas foram também cantadas por outros grandes cantores nacionais como Gal Costa e Maria Bethânia. 
      Sua obra invoca principalmente a tragédia de negros e pescadores da Bahia: O Mar, História de Pescadores,É Doce Morrer no Mar, A Jangada Voltou Só, Canoeiro, Pescaria, entre outras.








Nenhum comentário:

Postar um comentário