domingo, 28 de outubro de 2012

100 anos de Luiz Gonzaga nosso rei do baião

   Luiz Gonzaga nasceu em Exu, Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912. Foi um compositor popular. Aprendeu a ter gosto pela música ouvindo as apresentações de músicos nordestinos em feiras e em festas religiosas.Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão.


   Em 1926,Aos treze anos, Luiz Gonzaga compra sua primeira sanfona.Três anos depois participa de um grupo de escoteiros e conhece Nazarena, por quem se apaixona e com quem namora às escondidas. Rejeitado pelo pai da moça, de família importante, aproveita o dia da feira e vai tirar satisfações da desfeita armado com uma faquinha, após uns goles de cana. Leva uma surra de Santana e foge de casa.

 Em 1930 ele entra para o exército. Por não conhecer a escala musical, é reprovado num concurso para músico numa unidade do exército, em Minas Gerais.
  1941,é a primeira data Data da primeira participação de Luiz Gonzaga numa gravação da Victor, atuando como sanfoneiro da dupla Genésio Arruda e Januário França, na “cena cômica” A viagem de Genésio. Seu talento chama a atenção de Ernesto Augusto Matos, chefe do setor de vendas da Victor. E no dia 14 de março Luiz Gonzaga grava, assinando pela primeira vez como artista principal, e exclusivo da Victor, quatro músicas que são lançadas em dois 78 rotações. É publicada a primeira reportagem sobre Luiz Gonzaga na revista carioca Vitrine, com o título "Luiz Gonzaga, o virtuoso do acordeom". 








terça-feira, 23 de outubro de 2012

Algumas músicas do rei do baião


   Algumas músicas do nosso rei do baião:

A feira de Caruaru







Numa sala de reboco




Xâmego




Morte do vaqueiro




Música Último pau de arara


      A música ela fala sobre o amor do nordestino pela sua terra.Mesmo com a seca e os diversos problemas causados por ela o nordestino ele ama sua terra e o desejo de continuar,de viver nela pra sempre na maioria das vezes é enorme.O único problema que faz eles quererem sair,migrarem para outro lugar é a seca,que vem causando diversos problemas,deixando muitas pessoas com fome,falta de água,sem condições para viver.Mesmo com isso os nordestinos sempre tem esperança que chova,sempre tem esperança em um novo dia,em um dia que as coisas mudem e é essa esperança que  os mantem no nordeste e os fazem acreditar que essa situação vai mudar.


Trecho da música
"A vida aqui só é ruim 
quando não chove no chão
mas se chover dá de tudo
fartura tem de montão"

"só deixo o meu cariri
no último pau de arara"



Música Paraíba


            Luiz Gonzaga criou várias músicas,entre elas "Paraíba",uma música que se refere a história dos retirantes,que saiam muitas vezes de sua terra natal para outras regiões em busca de melhores condições de vida,muitas vezes deixando seus filhos e mulheres.As mulheres "machos" que ele se refere nas músicas são aquelas mulheres trabalhadoras,que lutavam por uma vida melhor,que suportaram a seca e todos os problemas de cabeça erguida e que continuavam lutando contra a seca,com a fome,sendo o "chefe da família" enquanto os maridos não voltavam.

Trecho da música

 Quando a lama virou pedra
 E Mandacaru secou
 Quando o Ribação de sede
 Bateu asa e voou
 Foi aí que eu vim me embora
 Carregando a minha dor
 Hoje eu mando um abraço
 Pra ti pequenina
 Paraíba masculina,
 Muié macho, sim sinhô



Asa branca



De onde vem a Asa Branca da música de Luiz Gonzaga?
    Quem nunca ouviu a música mais conhecida do nordeste brasileiro, cantada pelo Rei do Baião Luiz Gonzaga? A música "Asa Branca" tornou-se o símbolo da cultura forrozeira, representando o sentimento do sertanejo.
Mas, de onde surgiu o nome Asa Branca? Qual a relação com a letra da música?

 Asa Branca
  A Asa Branca (Columba Picazuro), é uma ave muito semelhante ao pombo. É um pássaro típico do sertão nordestino. Quando o tempo de seca excessiva chega no nordeste, a asa branca é a ultima a deixar o sertão. Ao voar, suas asas refletem a luz solar, ganhando uma coloração branca. Daí que surge o nome ASA BRANCA.
   Quando deixa o sertão devido a seca escaldante e parte para outros estados, ela fica conhecida como pombinha estrangeira, que anuncia para as pessoas que o verão chegou à terra sertaneja.Ao chegar o período de inverno, a asa branca retorna para o sertão.























Exu(cidade natal de Luiz Gonzaga)




        A cidade de Exu está situada às margens do Rio Brígida no sopé da serra do Araripe, fazendo divisa com as cidades de Crato, Santana do Cariri e Jardim, no estado do Ceará. Esta cidade pernambucana fica à 700Km de Recife.


        Exu possui aprox 32.000 habitantes,a principal atividade lá é a agropecuária,tendo como principais produtos:feijão,milho,fumo,mandioca,café e mamona.Os moradores de Exu também produzem artesanato em baladeiras, panelas e flores,vendendo peças para outros municípios.A região do Araripe, onde está localizado o município de Exu, concentra ainda 40% das reservas de gipsita do mundo e por isso se caracteriza pela exploração do mineral no chamado Pólo Gesseiro.encontra-se a cultura de subsistência,a pecuária extensiva e a agricultura diversificada na Chapada do Araripe.Exu faz parte da Região de Desenvolvimento do Araripe, localizada na Mesorregião do Sertão Pernambucano. Essa região representa 18,8% do território estadual com 18.576,9 km² e abrange ainda, os municípios de Araripina, Bodocó, Cedro, Granito, Ipubi entre outros.
     O filho de Seu Januário e de Dona Santana(Luiz Gonzaga), lá das bandas de Novo Exu fazia sucesso na Rádio Nacional, no Rio de Janeiro.Luiz Gonzaga Lutou pedindo a Deus e a seu povo, a paz para o seu berço, que antes era só alegria e que a partir do dia 10 de abril de 1949, começava uma guerra sangrenta entre as famílias Sampaio, Alencar e Saraiva. Este episódio ficou conhecido em todo o Brasil e no mundo. A primeira semente, súplica de paz que Luiz Gonzaga lançou a seu povo, foi com a música “cantarino”, lançada em 1973.




Museu de Luiz Gonzaga


Localização:Exu

Preocupado em deixar o seu legado preservado, em benefício das gerações futuras, Luiz Gonzaga idealizou e construiu o seu próprio museu, o Museu do Gonzagão, em Exu-PE. O Parque Aza Branca uma ONG constituída sob forma de uma sociedade civil sem fins lucrativos dispõe do maior acervo físico, deixado por Luiz Gonzaga. É este lugar que hoje se organiza e abre os braços para o nosso povo e para a nossa cultura.



      Museu do Gonzagão: Todo o acervo cultural e artístico de Luiz Gonzaga: Gibão e Chapéu de Couro, Sanfonas, Discos, Troféus, Fotografias, Livros, Jornais e condecorações.
Casa Grande: Móveis e utilitários de Luiz Gonzaga e D.Helena. O quarto do casal em sua forma original, sala de visita, cozinha, objetos pessoais, televisor e outros objetos.
Barraca de Souvenires: Venda de chaveiros, camisas, bonés, chapéus de couro, fitas e Cd´s.
Mausoléu do Gonzagão: Onde estão sepultados Luiz Gonzaga e D. Helena.







Sanfona


História da sanfona acordeão, dicas e curiosidades da sanfona
A sanfona, também conhecida como acordeão ou acordeon, é um instrumento musical composto por um fole, um diapasão e duas caixas acústicas.


        O som desse instrumento é produzido ao forçar o ar do fole entre duas palhetas (localizadas no chamado castelo, dentro do fole), que vibram mais grave ou agudo de acordo com a distância entre elas (quando mais distantes, mais grave o som). Quanto mais forte o ar é forçado, mais alto é o som. O ar é proveniente do fole, que é aberto ou fechado com o auxílio do braço esquerdo.Os baixos são botões tocados com a mão esquerda que exercem função ou de baixo (como a tuba numa banda), tocando notas e acordes em um ritmo determinado pelo estilo da música, ou de baixo-livre (como os pedais em um órgão), mais usado em peças clássicas.
                                               
    A principal configuração de baixos é o sistema Stradella, na qual as duas primeiras fileiras são notas, sendo a segunda o baixo fundamental, que determina a tonalidade dos acordes abaixo, e a primeira, acima da segunda, o intervalo de terça maior a partir da fundamental. As outras 4 fileiras abaixo são os acordes maiores, menores, de sétima dominante e sétima diminuto, organizados em colunas a partir da nota de sua fileira.
Registros são teclas que modificam o som, alternando quais oitavas são tocadas ou não quando a tecla ou botão é pressionada. Localizam-se acima das teclas no teclado ou pŕoximos ao fole nos baixos. Os registros mais comuns são: Master (obrigatório, sendo o registro com o som de acordeão), Bassoon, Piccollo, Mussette, Clarinete, Bandoneon, Orgão, Violino, Flauta, Flautim, Oboé, Saxofone entre muitos outros, podendo ter até mais de 30 Teclas.

 História:
    No Brasil, a primeira sanfona que chegou era chamada de concertina (acordeão cromático de botão com 120 baixos). A sanfona tornou-se popular principalmente no nordeste, centro–oeste e sul do Brasil. Os primeiros gêneros (fado, valsa, polca, bugiu) retratavam o folclore dos imigrantes portugueses, alemães, italianos, franceses e espanhóis.
      Já no Nordeste, desde o início do século XX, mais precisamente com a construção da malha ferroviária brasileira pelos ingleses, deu-se início a um novo ritmo, o forró, característico da região, no qual um dos principais instrumentos musicais é o acordeão.
 No Rio Grande do Sul, a sanfona é mais conhecido como gaita. No sul, especialmente no estado citado, devido ao fato de sua música tradicionalista, o instrumento ficou muito conhecido e grandes nomes surgiram, que também foram precursores da música gaúcha, como Adelar Bertussi, Albino Manique, Edson Dutra, Porca Véia dentre outros.
     Dentre os músicos brasileiros que utilizam o instrumento, destacam-se: Angelo Reale, Chico Chagas, Dominguinhos, Dorgival Dantas, Hermeto Pascoal, Luís Carlos Borges, Luís Gonzaga, Mario Zan, Porca Véia, Renato Borghetti e Sivuca.




Cantores nordestinos

  Nordeste:uma região onde em alguns locais a seca está presente,algumas pessoas passam necessidade,habitam aprox 53.000 pessoas,uma cidade que também nos encanta com sua beleza,seus patrimônios históricos,onde encontramos cana-de-açúcar e vemos belíssimas cidades litorâneas.
        Foi no nordeste que se descobriram vários cantores talentosos que fizeram/fazem sucesso.Um dos principais cantores foi o nosso querido Luiz Gonzaga o nosso rei do baião.Mostraremos aqui outros cantores nordestino que assim como Gonzaga fizeram/fazem sucesso com suas belas canções.Encontraremos aqui alguns como Sivuca,Mestre Salustiano...procuramos falar  um pouco sobre eles e suas carreiras.



   


terça-feira, 16 de outubro de 2012

Cantora nordestina/Gal Costa

     Maria da Graça Costa Penna Burgos, mais conhecida como Gal Costa,  nasceu em Salvador, no dia  26 de setembro de 1945, ela é uma cantora brasileira. Gal Costa é filha de Mariah Costa Pena, sua grande incentivadora, falecida em 1993, e de Arnaldo Burgos. Sua mãe contava que durante a gravidez passava horas concentrada ouvindo música clássica, como num ritual, com a intenção de que esse procedimento influísse na gestação e fizesse que a criança que estava por nascer fosse, de alguma forma, uma pessoa musical.



       Em 1959 ouve pela primeira vez o cantor João Gilberto cantando Chega de saudade (Tom Jobim/Vinícius de Morais) no rádio; João também exerceu uma influência muito grande na carreira da cantora, que também trabalhou como balconista da principal loja de discos de Salvador da época, a Roni Discos. Em 1963 é apresentada a Caetano Veloso por Dedé Gadelha, iniciando-se a partir uma grande amizade e profunda admiração mútua que perdura até hoje.

   Gal estreou ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Tom Zé e outros, o espetáculo Nós, por exemplo (22 de agosto de 1964), que inaugurou o Teatro Vila Velha, em Salvador. Nesse mesmo ano participou de Nova Bossa Velha, Velha Bossa Nova, no mesmo local e com os mesmos parceiros.






Cantor nordestino/Reginaldo Rossi

                                       
           Reginaldo Rodrigues dos Santos Rossi, nasceu em Recife no dia 14 de fevereiro de 1944, é um cantor e compositor brasileiro, conhecido como o "Rei do brega".O recifense Reginaldo Rossi iniciou sua carreira artística em 1964 sob a influência dos Beatles e integrando-se à Jovem Guarda. No início, imitava Roberto Carlos.Orgulha-se ao dizer que foi o primeiro cantor de rock do Nordeste, quando comandava o grupo The Silver Jets.



         Tem mais de trezentas composições gravadas e faz uma média de 25 shows por mês, em todo o Brasil. Sua base é o Recife, mas tem fã-clubes espalhados pelas principais capitais brasileiras: Salvador, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Maceió, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Manaus, entre outras, onde é conhecido por 'O Rei da MBB(Música Brega Brasileira).

         A diferença entre o brega e o chique só começou a existir depois da década de 60. Quem falasse mal do regime militar era chique” , diz Reginaldo.









Música ABC do sertão de Luiz Gonzaga

                               









Cantora nordestina/Alcione

                                                
              Alcione é uma cantora e instrumentista Brasileira que nasceu em São Luís no ano de 1947,apelidada carinhosamente de marrom,detém um invejável currículo,fazendo apresentações em 22 países diferentes de diversos continentes.


       Ainda cedo aprendeu a tocar instrumentos,como a clarinete,que começou a praticar aos 9 anos.Com essa idade cantava e tocava em festas de familiares,mas no entanto,sua primeira apresentação profissional foi aos 12 anos,na orquestra Jazz Guarani.Formou-se como professora primaria mas continuava a dedicar-se a música.Se apresentando na Tv Maranhense  nos anos de 1965 e 1966.Começou cantando na noite,em boates como Bacarat e Holiday.Se destacou ao vencer as 2 eliminatórias do progama : "A grande Chance".Depois de alguns meses na emissora,realizou turnês na América latina,e logo após foi morar na Europa aonde morou por 2 anos,voltando ao Brasil  em 1972.Logo após 3 anos ganhou seu primeiro disco de ouro,através do LP ‘’Não deixe o samba morrer’’.
         .È considerada um orgulho Maranhense,e hoje é sem dúvida uma das maiores artistas Brasileiras em atividade.






Cantor nordestino/Amazan

                                                        
            Amazan nasceu em Campina Grande no ano de 1963.Foi no interior do Rio Grande do Norte, onde desde criança já apreciava a poesia e a boa música nordestina, começando a tocar com uma velha sanfona emprestada. 



         O que parecia brincadeira de criança se tornou parte mais importante da vida profissional de Amazan e o cantor já percorreu todo o Brasil cantando o ritmo mais nordestino de todos: o forró. 

No Rio grande do norte viveu até os 19 anos, quando voltou para Campina Grande. Na Rainha da Borborema, em 1984, conheceu o grupo Tropeiros da Borborema e a convite de seu Diretor, passou a  fazer parte do grupo. Como membro deles, Amazan teve oportunidade de mostrar a sua arte para vários estados brasileiros e até para a Europa, sendo o grupo uma vitrine para o seu trabalho e para uma mudança profunda na sua visão do mundo. O seu fascínio pela música determinou os caminhos pelos quais iria percorrer, e junto com dois outros integrantes formou "Os Três do Forró" e gravou o seu primeiro  disco.
         Algum tempo depois este grupo se desfez e um novo trio foi criado, o "Festejo Nordestino", e mais um compacto gravado. Em 1989, em carreira solo, Amazan grava o primeiro LP.





Cantor nordestino/Nélio Torres

                                                        
        Nélio Bezerra Torres nasceu no dia 31 de maio de 1957 em João Pessoa na Paraíba, ele conviveu desde cedo com a música. Ainda quando criança escutava seu avô tocar realejo, em Mata Redonda, distrito de Alhandra, e o seu tio Petrônio , que tocava violão em Santa Rita, na Paraíba, causando uma grande admiração pela música.


      Morou de 1977 à 1979 em Catolé do Rocha na Paraíba e de 1979 à 1987 em Recife e Olinda, onde cursou o Conservatório Pernambucano de Música, tendo como professor José Gomes e Henrique Anes, onde realizou diversos shows, e de 1987 à 2007, no Rio de Janeiro, onde fez o curso básico de música na Escola Villa Lobos.

O período em que morou no Rio de Janeiro, foi o de sua maior produção, aonde lançou seu primeiro disco em 1990, intitulado “TAMBAU”.







Cantor nordestino/Dominguinhos

                                           

  José Domingos de Morais nasceu em Garanhuns no dia 12 de fevereiro de 1941, ele é mais conhecido como Dominguinhos,é um instrumentista, cantor e compositor brasileiro.




              Exímio sanfoneiro, teve como mestres nomes como Luiz Gonzaga e Orlando Silveira. Têm em sua formação musical influências de baião, bossa nova, choro, forró, xote, jazz etc.
Luiz Gonzaga deu o tom e Dominguinhos seguiu a melodia na sanfona. Mais do que aprender, o discípulo inovou a arte do mestre. Dominguinhos emprestou a sanfona sotaques novos e diferentes. Não abandonou o baião de seu padrinho, mas também não deixou de brincar em outras praias da música brasileira. O trabalho de Dominguinhos é mais uma prova de que pouco importa os sotaques ou origens quando trata de fazer música. No universo dos sons e dos ritmos o que conta mesmo é a sensibilidade, responsável pela emoção e o talento, capazes de transformar ideias e conceitos em obras de arte.
Esses são os ingredientes mais constantes na trajetória do pernambucano de Garanhuns José Domingos de Morais, o Dominguinhos, tendo como pano de fundo um grande talento, eles compõem o quadro da vida de um dos importantes artistas brasileiros da atualidade.
       Ele nunca estudou música formalmente, mas desenvolveu habilidade singular no manejo do acordeom. Quando as músicas ficam prontas, são, sem dúvida, o resultado audível do artista que é Dominguinhos, mesclado a informações recolhidas nos caminhos percorridos. Ao lado da identificação com as imagens, Dominguinhos exerce seu ofício tocando também outros ritmos. O talento e a habilidade lhe garantiram autonomia para trilhar diversas veredas musicais, sem que, no entanto, isso tenha significado, em momento algum, abandono de suas raízes essencialmente nordestinas.










segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Cantor nordestino/Genival Lacerda

                                             

     Genival lacerda,é um cantor e compositor Brasileiro de forró,sendo um dos principais ícones do mesmo.Nasceu na Paraíba em 1931 e gravou mais de 70 discos ao longo da carreira,iniciada em 1950.



       Na década de 50 foi morar em Pernambuco e em 55 grava seu primeiro disco.Em 1964 foi morar no Rio de Janeiro incentivado por  seu amigo,Jackson do Pandeiro, mas o sucesso só o alcançou mesmo em 1975 com a música Severina Xique-Xique,canção que vendeu 800 mil copías.
     Ao longo das décadas gravou dezenas de discos,se consagrando como um dos grandes músicos  da música nordestina,e ainda permanece presente,sendo um dos poucos que preservam o forró tradicional.




Cantor nordestino/Sivuca


                                                       
       Sivuca,nasceu na Paraíba em 1930 e faleceu em 2006.Foi um dos maiores artistas nordestinos do século XX,mostrando a amplitude e diversidade da sanfona nordestina.Seu trabalho é reconhecido mundialmente,gravando  músicas de gêneros como Frevo,baião,forró,choro,jazz,blues,clássica,dentre outros.


      Em 1939 aos 9 anos,ganhou uma sanfona de seu pai.Aos 15 anos ingressou na Rádio clube Pernambuco e em 1948 fez parte do casting da Rádio Jornal do Comercio.No mesmo ano teve seu primeiro sucesso nacional:"Adeus,Maria Flô" com Humberto Teixeira,que ganhou uma versão diferente na década de 60 feita pelos Mutantes.Em 1955 foi morar no Rio de Janeiro,após apresentações na Europa com  um grupo chamado "Os Brasileiros".Chegou a morar em Lisboa e Paris.Foi considerado o melhor instrumentista de 1962 pela imprensa Pariense e gravou o disco "Samba Nouvelle Vague".
     Um dos discos mais lembrados do artista é ‘’Sivuca sinfônico’’,com o qual toca junto  a orquesta sinfônica do Recife sete arranjos de sua autoria em um registro único de sua obra erudita,suas composições sinfônicas são extremarmente singulares na música erudita Brasileira por conta do artista ter colocado a sanfona como elemento principal de sua obra.Faleceu devido a um câncer,depois de 2 dias internado.





Cantor nordestino/Dorival Caymmi

                                 
     Dorival Caymmi,nasceu em 1914 na Bahia e morreu em 2008 aos 94 anos.É um dos maiores e mais lembrados músicos Brasileiros da hístoria,influenciando gerações da música,e tendo descendentes que também fizeram sucesso na música,como Nana Caymmi.



      Compôs inspirado nos hábitos e costumes do povo Bahiano.Ainda criança iniciou sua atividade como músico,ao ouvir parentes tocando piano. Cantava apenas no lar. Ouvindo o fonógrafo e depois a vitrola, cresceu sua vontade de compor,ainda menino cantava no couro da igreja.


Interrompe os estudos,mas só em 1930 grava sua primeira música : ‘’No Sertão’’,e aos 20 anos  estreou como cantor e violinista na rádio clube da Bahia.Em 1935 passa a apresentar o musical : ‘’Caymmi e suas canções praieiras, e com 22 anos ganha  o concurso de músicas do carnaval.em 1938 viajou ao Rio de Janeiro,aonde realizou trabalhos na imprensa,aonde realizava um curso preparatório de Direito,mas sem parar de compor e cantar.Ainda no mesmo ano estreou no rádio,mais precisamente na rádio Tupi,,neste progama interpretou ‘’Oque é que a Bahiana tem’’,fazendo com que Carmem mirando tivesse uma carreira no exterior,sendo seu primeiro sucesso e influenciando a cultura popular Brasileira,suas músicas foram também cantadas por outros grandes cantores nacionais como Gal Costa e Maria Bethânia. 
      Sua obra invoca principalmente a tragédia de negros e pescadores da Bahia: O Mar, História de Pescadores,É Doce Morrer no Mar, A Jangada Voltou Só, Canoeiro, Pescaria, entre outras.








Cantor nordestino/Ari Lobo


                                            
          Ary Lobo,nasceu em 1950 na cidade de Fortaleza,e morreu em 1980.
Teve mais de 700 músicas gravadas,e era grande defensor da música nordestina de raiz.
Cantava derivados do Baião,retratava a vida e os costumes nordestinos em suas músicas.


Suas gravações mais conhecidas são : ‘’O último pau-de-arara’’ e ‘’Eu vou pra lua’’.
Foi soldado da aeronáutica em sua terra natal e começou sua carreira artística se apresentando em programas de calouro na Rádio Clube do Pará. Em 1958 gravou o primeiro disco, pela RCA, interpretando o batuque ‘’Sentinela do Mar’’ de e o rojão ‘’Forró do Cabo Gato”
Em 1964 gravou LP que popularizou dois de seus grandes sucessos como cantor,O último ’’pau-de-arara’’ de Venâncio, Corumba e Vendendor de Caragueiro, de Gordurinha.Dois anos depois compôs com Luiz Boquinha ‘’Quem é campeão’’, faixa título do LP que lançou na RCA Victor naquele mesmo ano. Em 2000 sua composição’’Eu vou pra lua’’ foi regravada por Zé Ramalho no CD Nação Nordestina.












quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Cantor nordestino/Alceu Valença


                                                              
           Alceu Paiva Valença nasceu em São Bento do Uma mo dia 1 de julho de 1946, é um cantor e compositor brasileiro. Seu disco de estreia foi gravado em parceria com Geraldo Azevedo.Nasceu no interior de Pernambuco, nos limites do sertão com o agreste. Influenciado pelos maracatus, cocos e repentes de viola, Alceu conseguiu utilizar a guitarra com baixo elétrico e, mais tarde, com o sintetizador eletrônico nas suas canções.



O envolvimento de Alceu com a música começa na infância, através dos cantadores de feira da sua cidade natal. Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Marinês, três dos principais irradiadores da cultura musical nordestina, foram captados por ele. Em casa, a formação ficou por conta do avô, Paulo Alves Valença, que era poeta e violeiro. Aos 10 anos vai para Recife, onde mantém contato com a cultura urbana, e ouve a música de Orlando Silva e Dalva de Oliveira, alternando com o ritmo de Little Richard, Ray Charles e outros ícones da chamada primeira geração do rock'n'roll.
Recém-formado em direito no Recife, em 1969, desiste das carreiras de advogado e jornalista, em 1971, vai para o Rio de Janeiro com o amigo e incentivador Geraldo Azevedo. Começa a participar de festivais universitários, como o da TV Tupi com a faixa Planetário. Nada acontece. Nenhuma classificação, pois a orquestra do evento não conseguiu tocar o arranjo da canção.
Em 1980, lança o LP Coração Bobo (Ariola), cuja música de mesmo nome estoura nas rádios de todo o país, revelando o nome de Alceu Valença para o grande público.





Cantora nordestina/Elba Ramalho



      Elba Maria Nunes Ramalho nasceu em Conceição no dia 17 de agosto de 1951, Elba é uma cantora e atriz brasileira. Vencedora de um prêmio, ainda enquanto atriz, por sua interpretação de "O meu amor" com Marieta Severo em 1978. Recebeu da Associação de Críticos de Arte de São Paulo prêmio de "Melhor Show do Ano", em duas ocasiões: em 1989 pelo show Popular Brasileira e em 1996 pelo show Leão do Norte.


Elba iniciou sua carreira profissional tocando bateria no conjunto “As Brasas”, formado somente por mulheres em 1968, ano em que também cursava as faculdades de Economia e Sociologia. Foram cinco anos de estudos, mas o diploma não veio.O conjunto musical se transformou em grupo teatral. Mesmo assim, Elba continuou a cantar em diversos festivais pelo Nordeste.Em 1974, trocou a Paraíba pelo sul do país, quando chegou ao Rio de Janeiro com o Quinteto Violado. Elba se estabeleceu na capital carioca como atriz de teatro, mas sempre atuando em musicais onde pudesse explorar sua arte.
Os discos se seguiam a cada ano, juntamente com shows que cada vez mais marcavam a sua presença única no palco. “É no palco cantando que eu me sinto mais viva”, afirma Elba.Seus espetáculos abrangem todos os públicos. São shows em feiras agropecuárias, festivais de jazz, festas juninas, carnavais, festivais de rock, convenções e todo o tipo de eventos.





Cantor nordestino/mestre Salustiano

                             
          Manoel Salustiano Soares, o "Mestre Salu" nasceu no dia 12 de novembro de 1945, no Engenho Oiteiro Alto, Cidade de Aliança, Zona da Mata Norte de Pernambuco. Filho de Dona Maria Tertonila da Conceição e Seu João Salustiano Soares, rabequeiro respeitado na mesma região, Mestre Salu teve uma infância muito sofrida no campo, cortando cana, limpando mato, carreando, cambitando, lá no engenho. Sempre lutava toda semana no campo e no fim de semana tinha preocupação de ir para os espetáculos populares como Cavalo Marinho, Mamulengo, Ciranda e Maracatu.



Atualmente na Casa da Rabeca do Brasil, situada na Cidade Tabajara, em Olinda, espaço inaugurado recentemente pela família para apresentações de danças, oficinas, encontros de maracatus rurais e cavalo-marinho, além de shows de música regional, acontecem eventos o ano inteiro. Anteriormente, as apresentações eram organizadas por ele no Iluminara Zumbi, arena idealizada por Ariano Suassuna, durante sua gestão como secretário de cultura.
Foi agraciado com o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1965, e já percorreu com a sua arte a maioria dos estados brasileiros e países como a Bolívia, Cuba, França e Estados Unidos.
Recebeu ainda, em 1990, o título de “reconhecido saber” concedido pelo Conselho Estadual de Cultura de Pernambuco e o de comendador da Ordem do Mérito Cultural, em 2001, pelo então Presidente da 
República, Fernando Henrique Cardoso.









quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Animação da música xote das meninas em 3D

Animação 3D da música Xote das meninas
Artista:Luiz gonzaga,versão cantada por Marisa Monte




cantor nordestino/Lenine

                                   
       Osvaldo Lenine Macedo Pimentel, conhecido apenas como Lenine  nascido em 2 de fevereiro de 1959, é um cantor, compositor, arranjador, escritor, letrista e músico brasileiro. Filho de um velho comunista e de uma católica praticante, criou-se porem uma espécie de détente na família. Até os oito anos, os filhos eram obrigados a ir à missa com a mãe. Aos domingos, ouvia-se música de todo tipo - canções napolitanas, música alemã, música folclórica russa...e mais tarde, Hermeto Pascoal e os tropicalistas.




Foi para o Rio de Janeiro no final dos 70, pois naquela época havia pouco espaço ou recursos para música no Recife. Morou com alguns amigos, compositores onde dividiram por algum tempo um apartamento na Urca, depois numa casinha numa vila em Botafogo, famosa por ter sido moradia de Macalé e Sônia Braga. Depois foram para Santa Teresa
Lenine teve seu som gravado por Elba Ramalho, sendo ela a primeira cantora de sucesso nacional a gravar uma música sua. Depois vieram Fernanda Abreu, O Rappa, Milton Nascimento, Maria Rita, Maria Bethânia e muitos outros. Lenine ganhou dois prêmios Grammy Latino: um pelo “Melhor Álbum Pop Contemporâneo” com seu álbum "Falange Canibal"; e outro em 2009 na categoria melhor canção brasileira com a música "Martelo Bigorn. 


  


cantore nordestino/Caetano veloso

                 
      Caetano Emanuel Viana Teles Veloso nasceu na Bahia no dia 7 de agosto, mais conhecido como Caetano Veloso é um músico, produtor, arranjador e escritor brasileiro. Com uma carreira que já ultrapassa quatro décadas, Caetano construiu uma obra musical marcada pela releitura e renovação, considerada de grande valor intelectual e poético







Veloso iniciou seu trabalho profissionalmente em 1965 com o compacto "Cavaleiro/Samba em Paz", enquanto acompanhava a irmã mais nova Maria Bethânia por suas apresentações nacionais do espetáculo "Opinião", no Rio de Janeiro.  Nessa década ele conheceu Gilberto Gil, Gal Costa e Tom Zé, participou dos festivais de música popular  e compôs trilhas de filmes. Em 1967 sai seu primeiro LP: Domingo com Gal Costa, e no ano seguinte lidera o movimento chamado Tropicalismo, que renovou o cenário musical brasileiro e os modos de se apresentar e criar música no Brasil.
Em 1969, é preso pelo regime militar e parte para exílio político em Londres, onde lança um disco triste com canções compostas em inglês e endereçadas aos que ficaram no Brasil. Em 1976, une-se a Gal, Gil e Bethânia para formar o Doces Bárbaros, típico grupo hippie dos anos 70, lançando um disco, Doces Bárbaros, e saindo em turnê. Na década de 80, mais sóbrio, apadrinhou e se inspirou nos grupos de rock nacional, aventurou-se nas produções dos discos Outras Palavras, Cores, Nomes, Uns e Velô, e em 1986 participou de um programa de televisão com Chico Buarque.Em 2004, foi considerado um dos mais respeitados e produtivos músicos latino-americanos do mundo, tendo mais de cinquenta discos disponíveis e canções em trilhas sonoras de filmes.


terça-feira, 9 de outubro de 2012

Cantor nordestino/Santana,o cantador


             
               

Santana,o cantador,nasceu em Juazeiro do norte-CE em 1960.Ele tem grande influência e consideração pelo rei do baião:Luiz Gonzaga.Começou sua carreira profissional em 1922.Sendo descendente de família de artistas teve influência do vaqueiro nordestino,do cantor de lavadeiras,do canto das rezadeiras e finalmente do canto dos cantores violeiros e emboladores